2013-12-22

NELSON ROLIHLAHLA MANDELA 1918 - 2013



Faleceu à 5 de Dezembro em Joanesburgo ( África do sul ) com 95 anos, vitima de uma infecção pulmonar Nelson Rolihlahla Mandela.

África e o mundo inteiro choraram a perda de seu filho pródigo, ele foi como bem citou Barack Obama um exemplo  para todos presidentes Africanos; se todos ou pelo menos a metade dos nossos presidentes fossem como ele foi, uhm.... não sei não... realmente este nosso continente deixaria de ser chamado de  3 º mundo, primitivo etc...

No entanto o nosso continente é dominado por interesses políticos e económicos internacionais, que põem e  depõem os nossos presidentes como peças num tabuleiro de xadrez, visado sempre os seus próprios interesses e benefícios.

Nelson Mandela foi um Africano, um individuo,um trabalhador, um activista, um líder,um prisioneiro, uma figura ,um mecenas, um presidente; tudo isto e muito mais; que sempre procurou antes de mais nada ajudar o seu próximo e o seu povo, nada  de ideias  egoístas ou egocêntricas.

Não olhou e não quis para si as riquezas, poder concentrando todas ilusões que só servem para enfraquecer a vontade e a mente do homem, enaltecer a vaidade humana mas antes procurou sempre o bem do seu próximo e do seu povo em particular.

O mundo inteiro chorou a perda de mais um grande líder Africano, que vai se juntar a outros grandes exemplos de pessoas extraordinárias como Frantz Fanon, Martin Luther King, Steve Binko, Thomas Sankara, Patrice Lumumba, Agostinho Neto entre outros já desaparecidos que tanto contribuíram para libertação da  nação Africana da opressão.

No seu funeral vieram todos os grandes chefes de estado, somente faltaram alguns líderes religiosos como Dalai Lama, o arcebispo Desmond Tutu que por razões, mais uma vez políticas foram impedidos de assistir e de prestarem as suas homenagens a grande figura que agora descansa em paz.

Houve actos históricos; o comprimento e a conversação entre Barack  Obama é Raúl Castro que ninguém estava a espera, que demonstrou que mesmo depois de morte Mandela  ainda continua a unir povos.

"ele finalmente vai descansar" , como referiu um chefe tribal "ele ( Mandela ) já fez muito por nós (seu povo)"  a sua missão ele já o cumpriu.

Para finalizar faço aqui referência as suas palavras como ele gostaria que fosse escrito no seu epitáfio que diz muito acerca do homem que se foi :

" Aqui jaz um homem que cumpriu o seu dever na terra"


R. I. P.


Sem comentários:

Enviar um comentário