2013-12-09

MARIA MAMBO CAFÉ 1945-2013







Maria Mambo Café faleceu no passado dia 1.12.13  vitima de doença em Portugal.
Foi a primeira mulher guerrilheira do MPLA, uma lutadora pelos direitos do seu conterrâneo numa época de dificuldades e grandes desafios.

Uma visão, foi isso que ela teve, o que a impulsionou, uma visão para as mulheres e para o futuro.
O seu contributo dentro do movimento da libertação do povo Angolano das forças do colonialismo Português foi de uma mais valia, como também as suas acções dentro do partido MPLA.

Acções essas algumas a favor e outras vezes contra, alías como qualquer pessoa sã, consciente e justa ela criticava; sim criticava; mas não eram somente criticas destrutivas, porque mais do que ninguém a deputada sabia o que ocorria dentro do seu partido e tentava dar uma voz a insatisfação do povo.

As contradições que imperam e proliferam como um cancro que tantas vezes assombravam e continuam assombrar MPLA em suma o famoso mote:
"faz o que digo, não sigas aquilo que faço"

Como referiram o jornalista e o comentador Reinaldo Silva e Manuel Silva, ela mesma foi uma figura um tanto contraditória porque ao mesmo tempo criticava estas acções, nomeadamente a falta do cumprimento das promessas feitas a população, o rigor da verdade os casos de benefícios de alguns e a corrupção clara mas ao mesmo tempo protegia algumas instituições que as praticavam.

No fim despedimos-nos desta grande camarada que muito nós deu e ajudou a edificar este país de hoje, porque sem ela e outros como a mesma esta grande nação Africana Angolana não seria o que é hoje.

Despeço-me com uma das suas citações também ela contra-versa :

"Eu sou como a mandioca, podem comer-me de todas maneiras menos crua"

R.I.P



Sem comentários:

Enviar um comentário