2009-03-30

Mobuto Sese Seko

Estou simplesmente farta, sinceramente como é que é possível uma população viver nestas circunstâncias, só pode mesmo ser graças a uma providência divina que os salvaguarda e vela por eles.
1º Foi o grande Mobuto Sese Seko ; digo grande porque encanto o povo vivia oprimido pelas injustiças, fome, crises financeiras este é a sua família viviam a grande e a «francesa».
Nunca ninguém veio a praça pública dizer alguma coisa acerca das atrocidades que este cometia para com o seu próprio povo.
As poucas vozes que se levantaram, foram somente a partir do momento em que este começou a mostrar sinais de debilidade; porque antes ninguém era capaz de pronunciar um único comentário acerca da sua forma de governar.
Quem se atreveria; ninguém; ninguém tinha coragem de dizer fosse o que fosse, apesar de no entanto ouvissem alguns murmúrios nas sombras; nem as grandes potências ou líderes internacionais se atreviam a dizer algo, «todos andavam na linha», não fosse pelas ameaças ou pelos supostos desaparecimentos dos seus adversários ou pelas feitiçarias.
O facto e que o homem criou um estado de terror que quando eu nasci já existia e digo sinceramente, que me parecia que iria perdurar para sempre;
Mas graças a deus que neste mundo nada e eterno, ate os grandes um dia caem.
O homem foi capaz de criar em torno de si próprio uma imagem que perdurara ate ao final dos tempos, aquele chapéu de leopardo, o seu «cajado», e os óculos aos anos 80 que pareciam que lhe faziam ver tudo e todos, ficarão para sempre na memoria de todos os congoleses.
Se existe uma grande verdade em torno de toda a sua imagem, esta e a de que o homem exigia, transmitia, respirava; respeitabilidade e ordem.
As paradas que organizava em sua própria honra, estes desfiles lembravam a propagada de Hitler.
O pais andava na linha ……………..ou será que simplesmente estava acostumado a ser governando desta forma .

Sem comentários:

Enviar um comentário