2009-12-01

XIX Cimeira Ibero Americana Portugal 2009


Realizou-se em Portugal no passado dia 29 a cerimónia de abertura oficial da XIX Cimeira Ibero Americana.
Belém foi a cidade escolhida para o acto oficial da abertura do evento, num palco extraordinário, montado quase do dia para noite (grande trabalho dos técnicos, trabalhadores simples e de todos envolvidos na organização do evento) subiu o nosso primeiro ministro José Sócrates, que de filósofo Sócrates não tem nada, a fim de dar as boas vida a todos os presentes.
Nas suas declarações o primeiro-ministro veio relembrar-nos que o ano 2009 foi o ano mais difícil para todo mundo, como se fosse um facto novo, pela cara da assistência, aliais toda ela composta por um bando de velhos com salários mensais acima do normal, viu -se que o que ele falava não era nada de novo como também não era interessante.
Fez referências a importância da inovação, conhecimento e do assunto que anda na boca do povo o aquecimento global, como também utilizou Fernando Pessoa para referir a importância de Portugal referido que "Portugal era o rosto com que a Europa fitava o Ocidente, futuro do passado ".
Ao ouvi-lo prestar tais declarações e finalizar com desejos de um futuro de paz e de desenvolvimento, não pude deixar de ter na face um sorriso de escárnio e pensar para comigo o grande hipócrita que ele é.
Com todos escândalos que o envolvem desde o inicio da sua posse, o titulo de engenheiro, os subornos e agora o caso das escutas, se ele é a cara de Portugal então todos sabemos porque é que o país caminha e encontra-se desta forma.
O Presidente da república também subiu ao palco para dar as suas boas vindas a todos presentes, fez um discurso rápido sem significado, que de todo não interessou a ninguém.Agora a figura da noite da XIX Cimeira Ibero Americana Portugal 2009 do dia 29 foi de facto sem dúvida alguma presidente da república de El Salvador país anfitrião da anterior cimeira Mauricio Funes.
O presidente da república de El Salvador subiu ao palco numa postura simples que até cheguei a pensar que fosse um assessor ou uma outra pessoa, começou o seu discurso com um longo boas vindas a todos quantos presentes, mas quando digo um logo boas vindas é porque foi mesmo longo; começou com os primeiros-ministros, os acompanhantes dos ministros, os presidentes, as primeiras damas, os excelentíssimos majestades etc. Só sei que no meio de tantas saudações eu já estava a perguntar -me quando é que o homem ia parar, mas lá quando arrancou, arrancou mesmo.
Foi o único da noite que efectuo uma prestação; declaração realmente interessante e com isso recebeu por parte de todos uma salvação de palmas realmente viva e cumprimentos realmente sinceros de toda plateia e assistência, foi o único que me deu a impressão de que realmente queria fazer alguma coisa, queria e quer realmente mudar as coisas e sabe do que está a falar que tinha um propósito e queria realizar esse propósito.
Referiu a educação como elemento primordial para a sobrevivência de qualquer pais "A educação é um assunto de sobrevivência uma situação de sobrevivência bem real ", principalmente do seu pais que sofre muito, porque as empresas aproveitam-se da mão-de-obra barata que o mesmo oferece divido a falta de pessoal especializado para os escravizar.
As declarações do presidente de El Salvador fizeram com que a minha confiança perdida nos líderes mundiais e nestas cimeiras que têm reuniões de apenas 45 minutos e depois se espera que realmente encontrem soluções e que façam realmente alguma coisa para mudar este mundo repleto de injustiças em que vivemos dia-a-dia, voltasse, nem tudo está perdido.
No final subiu ao palco Mariza que nos fez a todos arrepiar os pelos, ao cantar o grande tema da Amália Rodrigues “O gente da minha terra “ quando Mariza acabou de cantar; mesmo antes durante toda a sua actuação todos ficaram em silêncio, os seguranças viraram as cabeças, os policias se aproximaram das televisões que estavam por ai espalhadas, os jornalistas por momentos param de ir e de vir, todos mas quando digo todos e porque foi mesmo todos até os que se encontravam na sala dos jornalistas pararam o que estavam a fazer, levantaram as cabeças e olharam para televisão.
Foi simplesmente magnífico.
Quando a mesma acabou a plateia presenteou-a com uma grande salva de palmas e assim acabou o acto inaugural da XIX Cimeira Ibero Americana Portugal 2009 em Belém.

Sem comentários:

Enviar um comentário